31 jan 2012

Receita de bolo de banana

Lembra dos bolinhos de banana que eu postei aqui? Eu juntei aquela receita com outra que eu tinha de bolo de banana, mas umas pitadas do bolo de banana da minha mãe e cheguei a um resultado bem gostoso! Eu sempre tento adaptar minhas receitas de bolo, trocando a farinha pela aveia, ou por vezes fazendo meio a meio. Essa receita de bolo que eu vou postar é sem farinha. Cheia de fibras e proteínas vinda da aveia.

Vamos então aos ingredientes que eu usei desta vez, já que to sempre mudando e tentando deixar mais light. Dois copos de aveia (250 ml cada), três claras de ovo, 6 bananas (eu uso a grande) – três para a massa e três para a cobertura, 1 colher cheia de fermento, 1/4 copo (200 ml) de açúcar mascavo, 1/2 copo (200 ml) de óleo de oliva (da próxima vez tento com menos), canela, semente de girassol e uva-passa à gosto.

Por aqui eu nunca encontrei farinha de aveia, então o jeito é comprar aveia em flocos e “quebrar” os flocos com um mixer. Eu não esquento a cabeça se não triturar tudo, pois alguns pedacinhos dos flocos no bolo não fazem diferença.

Para fazer a massa com a banana eu adiciono as claras, as bananas e o óleo ao liquidificador e bato por menos de um minuto. É rapidinho!

Os próximos ingredientes são relativos. Se você gosta mais doce, mais fofinho, mais crocante é só acrescentar mais ou menos os ingredientes acima. Na próxima vez eu vou tentar por menos açúcar e óleo. Eu gosto de por bastante fermento. A semente de girassol foi a primeira vez que usei, e o próximo bolo terá mais! Vale a pena testar com outras sementes também.

Depois da massa pronta é hora da decoração. Eu coloco papel manteiga na forma porque odeio bolo grudado e por mais untada que esteja, sempre gruda! Depois da massa na forma, eu coloco a canela. As fatias de banana por cima eu corto bem fininho porque fica mais fácil de cortar as fatias depois de pronto. Por fim as uvas-passas, mais um pouquinho de semente de girassol e canela de novo.

O gosto é incrível, e toda vez que eu faço dura apenas um dia. É rápido, saudável (pelo menos eu acho que é) e gostoso! Se você fizer um igual me conta?


Ou comente por aqui:

6 Respostas para "Receita de bolo de banana"

Camila
01-03-2012 @ (00:54)

Vou experimentar fazer esse bolinho!! Comprei tudo…mas faltou o açúcar mascavo! :/ Mesmo assim vou arricar com açúcar (me dá uma pena, porque tudo é tão saudável e vou meter açúcar..) Depois te conto como ficou! 😉 Bj Ah, e no lugar das uvas passas no final vou colocar um pouco de linhaça.


Camila
01-03-2012 @ (03:40)

Quanto tempo de forno?


karinaazevedo
01-03-2012 @ (08:25)

Otima pergunta! Eu deixo no forno por 45 min a 1 hora… É demoradinho, mas vale a pena! 🙂


derli
28-03-2012 @ (19:33)

morrendo de saudades.


Patricia
23-10-2012 @ (17:15)

Olá Karina!
Onde você comprou açucar mascavo em zurique? Não achei no mercado.
Obrigada.


karinaazevedo
23-10-2012 @ (21:02)

Olá Patricia. Eu compro no Coop. Bom, eu acredito ser mascavo. Meu marido diz que é. O nome em alemão é Rohzucker gemahlen, tem na prateleira com todos os outros açúcares do mercado. Espero que encontres! 😉



Confira os posts recentes!

Karina Azevedo • todos os direitos reservados © 2020 • powered by WordPress • Desenvolvido por