Crônicas

Lar doce lar

Encontrar um apartamento em Zurique para morar é uma das tarefas mais difíceis. Especialmente se você não está em condições de pagar muito por ele. Porque? A regra é simples, muita procura, pouca oferta, preço alto.

No início do ano passado, ainda no Brasil, eu comecei a procurar apartamentos pela internet, com aluguel de no máximo 1000 francos. Eu olhava e pedia pro Amir ir visitar o local. Ele ia até o apartamento, pegava o formulário do pedido de aluguel e mandava para a imobiliária. Só por curiosidade ele perguntava ao atual morador quantas pessoas ja tinham visitado o apartamento. Em torno de 100 pessoas. Concorrência, não?
Por 5 meses nós mandamos formulários e nada de resposta positiva. “Desculpe, mas entregamos o apartamento para outra pessoa.” Eu comecei a perguntar quais eram os critérios da imobiliária na escolha do novo morador. Dinheiro? Não, a lei do quem paga mais não serve por aqui. Nacionalidade? Pode ser, já que mesmo que o preconceito com estrangeiros não seja tão visível, ele existe. Mas não tinha muito o que questionar, ou tínhamos uma resposta positiva ou não. Hoje, morando aqui eu sei que a dificuldade de arrumar um bom apartamento pra morar é um problema geral, principalmente em Zurique e Genebra – onde todos querem morar!

Tantos meses procurando e nada. Até que uma amiga do Amir fez uma proposta: dividir apartamento. No momento eu achei a proposta péssima, afinal quem casa quer casa. Relutei até o ultimo instante, enquanto continuava fazendo buscas em sites de alugel. Mas o tempo de viajar havia chegado e até então eu não tinha onde morar, já que a casa da sogra estava fora de cojitação. Aceitei a proposta, até então com um certo receio.

Nós moramos há poucos minutos da universidade, o que facilita muito o dia a dia do Amir, super perto do lago de Zurique em um apartamento muito grande com um terraço enorme. Não me arrependo nem um pouco em ter feito essa escolha. Somos em quatro, o Amir e eu e mais duas super amigas dele, que hoje já posso chamá-las de amiga também. Aqui esse estilo de moradia é chamado WG (Wohngemeinschaft, tradução livre: residência compartilhada) e é super comum durante a vida acadêmica. E já que aqui em casa somos todos estudantes, caiu super bem!

Então se você está procurando apartamento em Zurique, Karina Tabajara tem a solução, ou pelo menos uma idéia. Abrir a cabeça para novas possibilidades é muito importante, especialmente quando você mora em um país diferente.
Hoje, se alguem me oferecer um apartamento/kitinete por 1000 francos (preço mais que normal por aqui) eu não aceito de jeito nenhum. Com esse preço você jamais encontrará algo perto da cidade. E se você é novo por aqui, já é um grande passo na conquista de novos amigos e um bom chega pra lá na solidão.

Agora pra quem não quer de jeito nenhum compartilhar um apê, mas sim um lugar pra chamar de seu, aqui vai um ótimo site de busca de imóveis: http://www.homegate.ch/

Tenha paciência e prepare o bolso, não só pro aluguel, mas também pro pagamento calção obrigatório, em torno de 3 meses de aluguel. Mas nunca desanime, afinal quase tudo é possível! Boa sorte!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *